Home » Sete fatores principais que reduzem o potencial criativo de um designer

Sete fatores principais que reduzem o potencial criativo de um designer

Se a sua profissão exige que você tenha constantemente novas ideias criativas, é muito importante que a sua produtividade permaneça no seu melhor, e isso significa que você precisa manter a sua criatividade e imaginação ativas de todas as maneiras possíveis.

Freqüentemente, o trabalho criativo é  Sete fatores principaisprejudicado por fatores externos. Via de regra, surgem sob a influência de diversas circunstâncias que você não pode controlar e com as quais é difícil lidar. Pedimos aos nossos designers, bem como a especialistas renomados na área, que conversassem nas redes sociais sobre quais fatores mais os atrapalham e como podem ser superados.

Sugerimos também baixar o e-book  (em inglês) e compartilhá-lo com os colegas. Então vamos começar!

Fator 1. Muitas demandas e solicitações

De acordo com um estudo realizado biblioteca de números de telefone pela iStockPhoto, 60% dos profissionais criativos tiveram ideias muito interessantes no ano passado, mas nunca encontraram tempo para implementá-las. Esta é a dura verdade da vida. Todos os representantes das profissões criativas, incluindo designers, enfrentam uma constante falta de tempo. As tarefas se acumulam uma após a outra e cada uma delas precisa ser resolvida o mais rápido possível. Se a empresa vai bem, o fluxo de tarefas não para um minuto, mas, para ser sincero, são dificuldades agradáveis. O ruim é que o enorme volume de trabalho nos obriga a correr constantemente. Como resultado, o produto acabado acaba ficando inacabado ou não tão perfeito quanto gostaríamos. Sobrecargas constantes estão se tornando um problema sério no mundo moderno, onde tudo está sujeito a apenas uma coisa – velocidade. Mas quaisquer problemas podem ser resolvidos.

 

 

Primeiro, você deve reconsiderar sua atitude em relação à sobrecarga e aceitar o fato de que não pode controlar algumas circunstâncias, mas pode reagir a elas de maneira diferente. Resumindo, não há necessidade de reclamar de muito trabalho – este é o seu pão. Em vez disso, procure maneiras de melhorar seu fluxo de trabalho para que você possa concluir todas as tarefas, não importa quão grandes elas sejam. Ou seja, você precisa otimizar suas ferramentas para trabalhar mais rápido e abandonar o perfeccionismo para aprender a distinguir um trabalho bom de um trabalho bom o suficiente.

Algumas recomendações práticas (leia o e-book para mais detalhes):
1. Lembre-se de atalhos de teclado úteis.
2. Defina a estrutura do seu fluxo de trabalho e otimize-a.
3. Defina claramente suas prioridades.
4. Organize sua lista de tarefas.

Fator 2. Falta de tempo para desenvolver uma ideia

A sobrecarga no trabalho Sete fatores como formular metas de projeto eficazes principais está sempre associada à falta de tempo. Nas profissões criativas, este fator é especialmente importante, porque cada ideia deve “amadurecer” durante um determinado período de tempo. A pressão do tempo força você a abordar o trabalho do ponto de vista de um artesão (fazer o mais rápido possível e passar para a próxima tarefa) em vez de um artista (gastar tempo aperfeiçoando uma ideia).

Se cada tarefa que você realiza for urgente, o significado do próprio conceito de urgência se perde. Os designers têm que sacrificar constantemente a oportunidade de levar seu produto à perfeição em prol de prazos apertados. A solução para o problema não é recusar trabalhos desafiadores, mas manter a inspiração que lhe permite abordar o seu trabalho com mais entusiasmo. Nós, por sua vez, podemos oferecer algumas dicas para combater a falta de tempo.

Algumas recomendações práticas (leia mais no e-book):

1. Tente pensar fora da caixa para que a inspiração chegue até você.
2. Anote todas as ideias que lhe vierem à mente, independentemente das circunstâncias.

Fator 3. Mudança de requisitos ou expansão descontrolada do escopo do projeto

Esse fator pode ser melhor ilustrado por um exemplo quando um cliente primeiro pede um logotipo simples, mas eventualmente exige que você desenvolva toda a marca. Muitos de nós já nos deparamos com uma situação em que, durante a implementação de um projeto, o cliente adiciona constantemente mais e mais novos requisitos e faz alterações e, como resultado, a tarefa mais simples cresce para proporções monstruosas.

A expansão descontrolada do escopo do projeto taiwan leads é causada por quatro fatores principais. Em primeiro lugar, esta é uma afirmação inicialmente imprecisa do problema, razão pela qual o designer se move na direção errada; em segundo lugar, má interação com o cliente, levando a atrasos e grande retrabalho; terceiro, diferenças de opinião entre clientes e funcionários; e, finalmente, “o favorito de todos”: uma avaliação de última hora do cliente.

No entanto, como qualquer outro obstáculo, este factor pode ser eliminado através da preparação adequada do projecto utilizando duas ferramentas simples.

Recomendações práticas (leia mais no e-book):
1. Acordo com o cliente.
2. Breve.

Fator 4. Controle excessivo

O controle excessivo ou o microgerenciamento também reduzem significativamente a produtividade. Imagine como é trabalhar com um gerente que o apoia constantemente ou com um cliente que interfere constantemente em seus negócios. Apesar dos seus aparentes benefícios no monitoramento do andamento do projeto, o controle excessivo interfere seriamente no processo criativo, distraindo constantemente o designer e desviando-o do caminho. É difícil criar nessas condições. Além disso, a supervisão contínua retarda todos os processos da organização, prejudica o humor dos colaboradores e a sua atitude perante o trabalho.

Existem diferentes maneiras de resolver o problema do controle excessivo, permitindo evitar conflitos e prosseguir com o trabalho com calma, sem perder tempo entretendo a pessoa que está acima de sua alma.

Algumas recomendações práticas (leia mais no e-book):
1. Lembre-se que os gestores que controlam você não são seus inimigos.
2. Resista às tentativas de controlar todos os aspectos de suas atividades.
3. Ajude seu gerente respondendo a perguntas que o preocupam.

Fator 5. A necessidade de aprovar decisões

A essência deste ponto pode ser expressa pelo ditado: “Sete babás têm um filho sem olho”. Quando diferentes partes interessadas interferem no processo criativo em todas as fases, isso interfere enormemente no trabalho. Nessas situações, será difícil obter todo o feedback no momento certo e, se o projeto precisar ser aprovado por todas as partes interessadas, você terá que se preparar por muito tempo para resolver conflitos e disputas sem nenhum progresso. Lembre-se: quanto mais babás uma criança tiver, menor será a probabilidade de ela ficar sob supervisão normal.

Algumas recomendações práticas (leia o e-book para mais detalhes):
1. Desenvolva um procedimento para aprovação de projetos.
2. Não deixe que o processo de aprovação interfira no seu trabalho.
3. Identifique um sistema de interação ou mediação.

Fator 6. Quantidade excessiva de trabalho administrativo

Ao fazer trabalho administrativo, você tira tempo da criatividade. Para os designers internos, esta é uma situação em que todos perdem, uma vez que redigir uma resposta ao feedback do diretor criativo ou pedir mais informações sobre um projeto não será a melhor utilização do seu tempo e competências. Mas se você é freelancer, não pode escapar dessas tarefas porque é forçado a fazer seu próprio faturamento, estabelecer relacionamentos e até mesmo se promover online.

De acordo com o relatório sobre o Estado da Indústria Criativa, apenas 51% dos executivos nomeiam um funcionário ou gestor de projeto dedicado. Na verdade, isso significa que quase metade dos profissionais criativos precisam atender chamadas, conduzir reuniões e realizar outras tarefas de gerente de contas para as quais não foram treinados e que ocupam um tempo valioso.

Mas se você não pode prescindir dele, pode tentar otimizar as funções administrativas que lhe são atribuídas.

Algumas recomendações práticas (leia o e-book para mais detalhes):
1. Utilize ferramentas de automação.
2. Faça um brainstorming com os membros da equipe.
3. Concentre-se no objetivo final.
4. Use técnicas de gerenciamento de tempo.

Fator 7. Mudança constante de ferramentas de trabalho

A maioria dos designers se contenta com os produtos Adobe e Creative Cloud, enquanto os gerentes de contas contam com uma combinação desconcertante de e-mail, planilhas e aplicativos de mensagens instantâneas. Portanto, se você estiver se comunicando com um diretor de criação sobre um logotipo que criou, terá que alternar repetidamente entre a Adobe e seu programa de mensagens, aguardando mais comentários. Naturalmente, isso não beneficia o trabalho principal.

Algumas recomendações práticas (leia o e-book para mais detalhes):
1. Use um número limitado de ferramentas para gerenciar seu fluxo de trabalho.
2. Utilize ferramentas de gerenciamento integradas ao Adobe.

Remova todos esses obstáculos o mais rápido possível

Não importa se esses fatores afetam a qualidade ou os prazos de conclusão das tarefas, eles interferem em qualquer caso no seu trabalho. Devem ser monitorados e eliminados o mais rápido possível, sem esperar consequências.

Para uma discussão mais aprofundada sobre os sete fatores que prejudicam a produtividade do designer, confira o e-book gratuito  .

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *